domingo, 6 de agosto de 2023

HistoryMaps, o Mapa Interativo de Eventos Históricos do Mundo

Com uma proposta inteligente, o site HistoryMaps, apresenta aulas interativas incríveis sobre a história da humanidade desde Idade Antiga até a Idade Contemporânea, sendo o último material disponibilizado referente à Guerra do Golfo. O portal nada mais é do que uma combinação entre dois elementos, um mapa e uma linha do tempo de eventos.


A combinação desses dois fatores é que faz com que a mágica aconteça, levando o estudante, leitor, historiador ou entusiasta a aprender de maneira visual e intuitiva sobre diversos eventos que marcaram a história do nosso planeta. Este nível de imersão é o que destaca o HistoryMaps, oferecendo uma grande vantagem em relação aos livros que, embora tenham apelo para uma parcela dos estudantes e acadêmicos, nem sempre conseguem capturar a atenção da maioria dos leitores. O site aposta em conteúdo interativo e informativo para capturar a atenção do usuário, ensinando história de maneira mais interessante e divertida.


Ao permitir ao leitor basicamente viajar até a região onde dado evento ocorreu, o site gera um nível de imersão até então inexistente na maioria das mídias similares. O portal oferece não apenas imagens mas textos bem escritos, contando os detalhes de cada batalha ou período específico da história da humanidade. É possível acompanhar os principais acontecimentos históricos de várias partes do mundo divididos em linhas do tempo para facilitar o aprendizado.

Fonte: Mega Curioso (18/01/2023)

Florianópolis 350 anos: Quatro mapas históricos do Desterro

A Prefeitura de Florianópolis disponibilizou uma seleção de mapas históricos da Ilha de Santa Catarina na plataforma Geoportal. O conjunto de cartografias, datadas dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e XX, foi lançado na semana de aniversário de 350 anos da cidade.

Mapa alemão de 1557 – Imagem: Cortesia da Biblioteca John Carter Brown (EUA)

“Plan de Ste. Catherine du Brésil”, Séc XVII – Imagem: Acervo da Fundação Biblioteca Nacional

Mapa francês de 1717 atribuído a Amédée François Frezier – Imagem: Acervo do Instituto Moreira Salles

Planta topográfica da Cidade do Desterro feita em 1876 pelos engenheiros Antonio Florencio Pereira do Lago e Carlos Othom Schlappa – Imagem: Acervo da Biblioteca Digital Hispânica

Segundo a prefeitura, o catálogo está em desenvolvimento, através de buscas em arquivos digitais, disponibilizados por instituições de conservação brasileiras e estrangeiras. Para o secretário de Planejamento e Inteligência Urbana, Michel Mittmann, a iniciativa aproximará moradores de Florianópolis com a história da cidade. “Cada mapa simboliza uma época diferente da Capital, com contexto, autor e propósito específico”, completa.

O projeto está sendo atualizado de maneira contínua e pode ser conferido neste link

Fonte: Correio de Santa Catarina (22/03/2023, 15:23)