quarta-feira, 8 de março de 2023

Espanha se torna o primeiro país com um 'google maps' sobre sua história

A plataforma "Historia Hispánica", https://historia-hispanica.rah.es/, lançada pela Real Academia da História, permite a visualização de uma coleção composta por 20.000 eventos e 50.000 personagens. Embora todos eles sejam baseados na história hispânica, não se limitam ao mapa geográfico da Espanha. De fato, você pode obter todo tipo de informação em regiões relacionadas à história do país, como América, África e resto da Europa.

É o maior banco de informações sobre a história hispânica que existe hoje. Em apenas alguns minutos de uso, a dinâmica é clara. Ao clicar em cada um dos pontos, você poderá acessar personagens e eventos históricos. Você também pode ampliar para ver detalhes mais específicos de um local, assim como navegar no Google Maps. Além disso, eles instalaram uma barra de pesquisa para que você encontre pessoas ou momentos específicos, se desejar.


Percorrendo o mapa, você encontrará informações relevantes sobre uma área específica. No entanto, você também pode ser mais específico procurando nomes, épocas, lugares e temas específicos da história.

O mapa da Real Academia da História cobre grandes períodos de tempo. O registro mais antigo que podemos encontrar data do ano 1.350.000 AC, e é projetado para o presente imediato em várias regiões do mundo. Claro, todos os tópicos serão relacionados à Espanha, então o índice será especialmente variado ao olhar para áreas que já estiveram sob o domínio espanhol, ou que foram importantes para a história do país em algum grau.

Todas as biografias em que o mapa se baseia foram assinadas por especialistas. De fato, para sua criação foi necessária a contribuição de até 5.000 historiadores e meio milhar de instituições científicas, nacionais e internacionais. Todos eles foram úteis no desenvolvimento do banco de dados.




Como usar a nova plataforma digital

Como explica Jaime Olmedo, diretor técnico do projeto, a forma mais direta de explorar a história hispânica é tocando no mapa. Você pode ampliar e pesquisar pontos específicos que lhe interessam. Ao tocá-los, uma série de personagens nascidos ou falecidos na região se abrirá, e até eventos que aconteceram na área. Tudo organizado em ordem alfabética.

Se você clicar em um personagem, sua biografia será aberta. Se houver bibliografia relacionada a ele, ela também estará disponível na mesma página. O mesmo acontecerá com os eventos históricos que você encontrar.

A outra maneira mais comum de navegar no banco de dados é usando o mecanismo de pesquisa na parte superior. Pesquise qualquer palavra, personagem, nome de lugar ou tópico de seu interesse. Olmedo usou as palavras-chave "Palácio Real de Madrid" durante a apresentação, o que deu origem a uma série de eventos que ocorreram dentro de seus muros. Como exemplo, a assinatura do Tratado de adesão da Espanha à União Europeia em 1985.

Por fim, você pode pesquisar na faixa inferior da web. A partir daqui você terá acesso a quatro seções. É um método que permite buscas mais restritas sob determinadas especificações, como "Quem", "Quando", "Onde" e "O quê".

Fonte: Hipertextual (01/03/2023)