quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Esri lança o Maps.com, uma plataforma de conteúdo para criadores demonstrarem o poder dos mapas

Criado pela Esri, a líder global em software de mapeamento e inteligência de localização, o novo site é uma plataforma para compartilhamento e discussão de mapas visualmente envolventes que são inspiradores, desafiadores, educacionais, recompensadores e provocativos em uma variedade de temas e formatos. O site pretende servir como uma celebração da ciência e das artes, apresentando mapas que cativam não só com suas informações, mas também com sua estética.

O Maps.com se concentra em destacar mapas distintos e poderosos e também aqueles que os criam. Como uma plataforma centrada nos criadores, o Maps.com encoraja indivíduos, assim como empresas, a enviarem seus mapas para que sejam apresentados no site. Inscrições de mapas que são visualmente envolventes, dramáticos e ousados, mas compreensíveis e contenham estilo e substância, já foram destaques no site durante o lançamento virtual.

Apresentando análises e visualizações dinâmicas, vídeos e modelos 3D, o Maps.com explora temas como a mudança climática, a exclusão digital e até a exploração de marte. Idealizado como uma maneira para trazer o poder do mapeamento a um público mais amplo, o site é acessível aos não profissionais, que são curiosos sobre o tema da cartografia. Mas, também é valioso para o mundo acadêmico e para profissionais que procuram acessar recursos de dados novos e úteis ou narrativas perspicazes do mundo real.

“Os mapas podem nos ajudar a contar histórias sobre o que está acontecendo com nosso planeta, experimentar novas ideias e nos orientar para onde queremos ir”, disse Jack Dangermond, presidente da Esri. “Com o Maps.com, estamos orgulhosos de fazer parceria com alguns dos criadores de mapas mais inovadores para celebrar como podem nos mostrar o futuro que estamos enfrentando, bom ou ruim, e o que pode nos ajudar a construir um mundo melhor.”

O Maps.com está no ar e é acessível a qualquer pessoa. Junte-se a nós para explorar os mapas mais recentes e fascinantes e, se você tiver algum mapa incrível que a equipe editorial do Maps.com deve conhecer, envie-o em maps.com/submit-map/ para uma análise.

Fonte: https://www.businesswire.com/news/home/20240123494233/pt/

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Repositório Digital de Dados da Toponímia Histórica Mineira

Este repositório guarda um banco de dados que reúne informações sobre nomes e lugares, formados durante o processo de ocupação e definição do território de Minas Gerais, e que se encontram registrados em mapas do Setecentos ao Oitocentos Joanino.

Essas informações resultam de análises geográficas e linguísticas realizadas, diatópica e diacronicamente. Elas destacam a natureza, a origem e a motivação dos nomes estudados, bem como a categoria geográfica das localidades e as circunscrições político-administrativas e regionais as quais pertencem.


Topônimos

Cada nome de lugar guarda uma história, marca um espaço geográfico, está ligado ao nosso passado, a nossas origens; são signos linguísticos que, quando estudados, abrem-se em informações, sobretudo, históricas, geográficas, genealógicas, linguísticas, etnográficas sobre épocas recuadas.

No Repositório, nesta segunda edição, podem ser conhecidos cerca de 2300 topônimos históricos que possibilitaram, após a sua análise por uma equipe interdisciplinar, a organização de um banco com 34 500 dados. Apresentando este banco de dados históricos, espera-se contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a Toponímia de Minas Gerais em épocas pretéritas e seu elevado valor cultural.

Mapas

Na organização do banco de dados do Repositório foram estudadas dezesseis imagens cartográficas relativas à representação de todo o território da capitania e ao de suas comarcas, circunscrições político-administrativas da América Portuguesa.

Esses mapas se encontram sob a guarda de bibliotecas e arquivos, no Brasil e em Portugal, e correspondem aos originais e cópias de época, manuscritos e coloridos. Eles apresentam, na composição dos cartuchos do título, da legenda e da escala, desenhos primorosos, incluindo os dos signos que configuram o espaço de representação.

A par desses aspectos estéticos, ressalta-se o valor dessas representações para os estudos da geografia e da história do território de Minas Gerais e para os de sua memória linguística.

Fonte: Toponímia Histórica de Minas Gerais, do Setecentos ao Oitocentos Joanino, em Mapas da Capitania e das Comarcas / organizadores Márcia Maria Duarte dos Santos, Antônio Gilberto Costa. – Belo Horizonte: UFMG/IGC, 2023