A Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), por meio da Lei municipal Rubem Braga, apresentou o lançamento do livro “História do Espírito Santo Colonial em 50 mapas”, escrito por Fabio Paiva Reis. O evento ocorreu no dia 17 de novembro, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
A obra de Fabio Paiva Reis, historiador com formação pela Ufes, mestrado em História Social pela PUC-SP e doutorado em História pela Universidade do Minho, em Portugal, destaca os 50 mapas mais antigos do Espírito Santo. Apresenta reproduções coloridas em alta qualidade, acompanhadas de uma análise aprofundada dessas obras e sua relevância para a história do estado.
O autor destaca: “O livro é uma atualização da minha tese de doutorado, revisada e ampliada para atender ao público em geral. Existe um grande interesse em conhecer mais sobre o período colonial do Espírito Santo. Infelizmente, esse é provavelmente o período menos estudado da nossa história pelos pesquisadores. Quando comecei a encontrar os mapas que se tornaram a base da minha pesquisa, percebi que esse trabalho era necessário.”
“Esses mapas são verdadeiras obras de arte, pinturas feitas por cartógrafos especializados em transformar os relatos escritos dos viajantes e funcionários das coroas europeias em uma visão clara e bela de um Espírito Santo ainda em construção. Este livro nos proporciona a mesma visão do Espírito Santo colonial que os europeus tinham naquela época, uma verdadeira viagem no tempo”, complementa o historiador.
Fonte: História Capixaba, História do Espírito Santo Colonial em 50 Mapas, por Fabio Paiva Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário