segunda-feira, 12 de setembro de 2022

‘Sounds of the Florest’: plataforma interativa disponibiliza sons gravados em lugares da Amazônia

A plataforma online e colaborativa "Sounds of the Forest" possibilita o compartilhamento de sons coletados em florestas e bosques de todo o mundo, incluindo a Amazônia. O material disponibilizado forma uma biblioteca de código aberto, que pode ser usada por qualquer pessoa para ouvir e até mesmo criar novos sons.

“Estamos coletando os sons de bosques e florestas de todo o mundo, criando um mapa sonoro crescente que reúne tons e texturas aurais das florestas do mundo”, diz o site.

A plataforma funciona de forma interativa. É possível clicar em determinados pontos do mapa para ouvir o som desejado. Do Brasil, foram gravados sons na Amazônia e Mata Atlântica, em Estados como o Amazonas, Pará, Mato Grosso, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.

O ouvinte consegue ouvir sons gravados durante uma noite de raios e trovões na floresta amazônica, primatas nativos da região e até cachoeiras na Mata Atlântica.

É possível clicar no mapa interativo para ouvir o som desejado. (Reprodução/Sounds of the forest)

A plataforma foi criada para que artistas selecionados pudessem criar “música, áudio, arte ou algo mais incrível” para ser apresentado no Timber Festival do ano passado.

Como contribuir
Para compartilhar algo na plataforma, o site orienta que a pessoa entre no local, seja ele a floresta ou outra área de vegetação, e use um aplicativo de gravação do celular para gravar durante um minuto.

Depois, é necessário registrar, com uma foto, o local que está à sua frente. “Árvores, não as pessoas na foto”, orienta o site.

Após isso, é preciso submeter neste link, informando a localização, inserindo a foto e anexando o arquivo de áudio em formato MP3, WAV ou MP4. O material será analisado pela equipe.

Fonte: AGÊNCIA CENARIUM (12/09/2022, 13h30)

Nenhum comentário: